*****************************************
Oi boa noite segue em anexo a matéria semiótica achoque esta completa, pq foi o q deu pra copiar dos slides....boa sortebjuss* vivi coloca no blogChris..
"Entregue o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará."
Sl 37.5
Semiótica
Símile: comparação entre 2 diferente objetos porem com algo comum.
Construção da símile primeiro objeto, propriedade comum, segundo objeto.
Algumas vezes chama-se-a, por simplicidade — e quando não há possibilidade de confusão ideológica — símile, tão-só.
Metonímia:quando objeto e substituído por outro em uma peça de comunicação.
Consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles.
Depende de um vasto conhecimento cultural(a uma função entre os objetos)
Ex: C&A (ceia)
Sinédoque: E um tipo de metonímia que consiste na atribuição da parte pelo todo, ou do todo pela parte.
A utilização da parte de alguma coisa para representa o elemento integral (a partepara um todo).
Ironia:consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos.
Trata-se dos opostos; a fim de comunicar a ironia e necessário ir pelos extremos.
Impossibilidade: quando uma coisa não e literalmente possível.
Gênero: categoria que se adaptam a determinadas divisões de um meio especifico
Estilo: uma maneira de fazer alguma coisa. Um elemento pode influenciar o modo como a mensagem recebida.
Pode ser desenvolvido de forma pessoal e singular.
Estereótipos: e uma Idea generalizada de algo.
Derivam de certas observações pensamentos ou preconceitos que podem ou não ser fundamentado.
Ideologia: I - um sistema de crença e desejos que são caracterizados e um sistema de valor de uma determinada classe grupo ou cultura.
II - Um sistema de crença ou desejos ilusório que podem ser comparados com crença e desejos que são verdadeiros (irreal).
III - Processo geral por meio do qual nosso sistema de crença e ideais são produzidos e consumidos(indução da mídia).
Mito: Ajudam-nos a compreender o mundo.
Algo construído pelo ser humano porem não justificado(sem provas reais de existência) que envolve um sistema de crença ou não.
Paradigmas: e uma maneira de ver o mundo por meio de um sistema altamente estruturado de conceitos procedimentos e resultados.
Uma mudança de paradigma acontece quando um novo grupo de conceitos, resultados e procedimentos fornece um modo alternativo de pensamento.
Manipulação:está associada a controlar diretamente ou indiretamente um objeto, regra, animal ou pessoa para atuar de uma determinada forma de acordo com os desejos do agente manipulador.
Estrategia usada pelo gerador para que o interpretado assumaatitudes,comportamentos conformea mensagem especifica.
Ha um componete persuasivo previo na mensagem e o estabelicimento de um acordo.
O prometido vai se efetivar-se s precondiçoes forem atendidas.
Provocação: quando um desafio esta subjacente
Tentação: quando se aceca com uma premiação.
Estimula o desejo.
Sedução: tentativa e evocação de envolvimento afetivo.
Persuasão: é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma idéia, uma atitude, ou realizar uma ação.
Persuasão racional: mostra o que o receptor tem a ganhar.
Benefícios práticos.
Incluir informações de dados números e percentuais.
Persuasão emocional: faz o recepto viajar na imaginação
Identificação com o produto Idea ou assunto
Sentimento intenso de prazer
Estórias e cenários magníficos
Faça o desejar
Persuasão moral: discurso responsável
Tradicional
Princípios morais
Nível de persuasão
Grau mínimo:
Possui múltiplas interpretações.
Concebe maior participação do receptor.
Discursos artísticos (literatura, musica e filmes)
Grau Médio:
Confronto entre duas posições autoritárias.
Mantem espaço de divergência.
Gera polemica.
Grau máximo:
O emissor impõem suas necessidades
Esta relacionada aos sermões.
Impõe uma direção interpretativa ao receptor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário